Marketing Esportivo no Brasil, oportunidades para encher um Maracanã.

19.07.2017

A definição mais óbvia de marketing esportivo, provavelmente, a maioria das pessoas já conhece. É a utilização do esporte e de qualquer produto da Indústria do Esporte (atletas, equipes, times, campeonatos, etc...) como ferramenta de comunicação corporativa ou institucional. Em outras palavras, é o uso de produtos esportivos para projetar e fortalecer marcas e vender produtos e serviços.

 

Mas nós ainda estamos a quilômetros de distância do potencial que essa ferramenta oferece, coisa que os americanos já sabem fazer há muito tempo. No Brasil, as estratégias se limitam — basicamente — à exposição de marcas em camisetas de atletas, telões e mídias em estádios durante as competições. A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 foram exceções. Nesses casos, especificamente, aconteceram ações planejadas a longo prazo, além de um maior envolvimento de clientes e consumidores. Apesar de alguns esportes estarem em crescendo bastante no país, competições de MMA, por exemplo, o Marketing Esportivo brasileiro ainda é mais forte no futebol. 

 

O primeiro evento esportivo oficial do Brasil, patrocinado exclusivamente pela iniciativa privada, foi o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1987, denominado Copa União. Organizado pelo Clube dos 13, teve como patrocinadores: TV Globo, Coca Cola, Varig, Editora Abril e Dover Indústria de Plásticos.

 

Recentemente, vimos alguns cases que merecem ser destacados. Um exemplo é a campanha feita pela Penalty com o Esporte Clube Vitória. A marca, que fornecia materiais esportivos para o clube,  aproveitou as cores da camisa do time para lançar a campanha “meu sangue é rubro negro”. Mais do que isso, aproveitou a força do time para convencer uma torcida inteira a doar sangue. Imagine a aderência. As cores do clube, antes preto e vermelho tornaram-se preto e branco. Quando as doações tinham suas metas alcançadas, a cor vermelha voltava ao uniforme da equipe.

 

Você já pensou em utilizar o potencial do esporte para projetar sua marca?

A Genuí atua no desenvolvimento de estratégias e projetos relacionados à pratica esportiva podendo, inclusive, utilizar as leis de incentivos fiscais. Quer conhecer um pouco mais da nossa atuação? Clique aqui.

 

 

 Foto: Mithcell Lawler

 

Compartilhar
Please reload

Em Destaque

O que você não espera encontrar embaixo de uma ponte.

21.8.2017

1/4
Please reload

Recentes