
ARTIGOS

Sua comunicação
transmite
os valores
da sua empresa?
A Comunicação é uma ferramenta estratégica para alavancar empresas de todos os portes e segmentos. Um poderoso recurso que permite às organizações transmitir uma imagem, comunicar valores, oferecer produtos e serviços, mostrar as diferenças entre as marcas, apresentar lançamentos, relacionar-se com diferentes públicos e ampliar os lucros.
Nas últimas três décadas, fomos testemunhas do aparecimento de novas tecnologias e do crescimento da concorrência em todos os setores. Esses fenômenos permitiram um salto na comunicação empresarial que, expandiu-se, transformou-se e ganhou formas, mais criativas, estratégicas e eficientes.
Com a evolução da Internet e o surgimento das comunidades, as marcas também conquistaram seu espaço digital e passaram a se relacionar com seus públicos nesses ambientes. Hoje, o que prevalece é a informação rápida e qualificada. A comunicação truncada não tem mais vez. Empresas ou entidades que não se comunicam estão em desvantagem.
Quando uma marca se mantém isolada e não conversa com o mercado, ou quando adota um posicionamento frio e distante, geralmente encontra dificuldades de consolidar relacionamentos e prever oportunidades. E, ao contrário do que muitos pensam, o reconhecimento se dá não apenas por revelar suas virtudes, mas por assumir suas falhas com naturalidade. Quando uma marca se mostra acessível e disposta a dialogar e ouvir o consumidor, ele se sente valorizado e respeitado por ela.
Milhares de empresas com qualidades peculiares perdem a oportunidade de comunicar essas características ao mercado pelo simples fato de sua comunicação não transparecer o que elas têm de melhor.
Empresas são organismos vivos, formados por pessoas com diferentes formações e visões, e em constante transformação. Para que essas diferenças não interfiram na maneira com que as empresas se comunicam com o mercado, todos os pontos de contato entre ela e seus consumidores precisam estar alinhados. E, acima de tudo, precisam transparecer as verdades da organização.
Para estabelecer uma comunicação eficiente e transparente na sua empresa, o primeiro passo é entender as potencialidades e pontos fracos do negócio. O segundo é descobrir quem são os seus públicos: O que eles fazem? Onde estão? Como se comportam? Como interagem com a sua marca? Com essas informações, é possível delinear uma estratégia eficiente de Comunicação, alinhá-la internamente e partir para a ação.
Precisa de ajuda para colocar esse plano em prática? Fale com a Genuí.
Autora: Juliana Faria
Data: 13/03/2017